Primeiros indícios experimentais do hidrogênio metálico



Acredita-se que, no interior de planetas gigantes, submetido a pressões 3.000 vezes maiores do que a pressão atmosférica terrestre, o hidrogênio possa atingir a fase metálica, tornando-se um sólido preto. Experimentos feitos em 2002 indicavam que o hidrogênio poderia se tornar metálico a uma pressão de 450 GPa (gigapascais).

Físicos da Universidade de Edimburgo, no Reino Unido, chegaram próximos a isso, usando bigornas de diamante para espremer o hidrogênio a 325 GPa.

E parece que eles estão no caminho certo: o experimento mostrou uma nova fase do hidrogênio, chamada de fase V, no qual o elemento começa a apresentar propriedades diferentes daquelas encontradas na sua fase gasosa.

As moléculas de hidrogênio (H2) começaram a se esfacelar, separando-se em átomos individuais, enquanto os elétrons desses átomos já começaram a apresentar um comportamento típico dos metais.

Mais pressão ou lítio

A equipe afirma que essa fase V é apenas o começo da separação molecular do hidrogênio, e que as pressões ainda maiores serão necessárias para criar o estado atômico puro e metálico previsto pela teoria.

Por outro lado, em 2009 físicos teóricos apresentaram uma proposta que consiste em chegar ao hidrogênio metálico com a adição de lítio, o que poderia dispensar essas pressões descomunais, que são difíceis de gerar e duram pouco tempo, dificultando a análise dos resultados.

Bibliografia:Evidence for a new phase of dense hydrogen above 325 gigapascals
Philip Dalladay-Simpson, Ross T. Howie, Eugene Gregoryanz
Nature
Vol.: 529, 63-67
DOI: 10.1038/nature16164

Fonte: Inovação Tecnológica
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Perfil Profissional

Varlei DisiutaVarlei Disiuta é graduado em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing (pós-graduação). Atua na região Sul do Brasil e representa diferentes empresas mundiais, principalmente nos segmentos metalomecânico e plástico.

CRA-RS nº 6.178

Contato

Escritório

R. Carvalho Monteiro, 210 / 202
Bairro Petrópolis
90470-100 - Porto Alegre / RS

Fone Comercial: +55 51 3330-5588
Cel: +55 51 9982-9488 (whatsapp)



varlei@varleidisiuta.com
Skype: varlei1

Enviar Mensagem

Assinatura de correio eletrônico

Nome


E-mail *


Mensagem *


Direitos © Varlei Comércio e Representações | Dev.: Emerson F. Tormann

Tecnologia: Blogger