Brasil deve aderir a comitê internacional



ABPM (Associação Brasileira de Pesquisa Mineral) e a Adimb (Agência para o Desenvolvimento da Indústria Mineral Brasileira) assinaram um memorando de entendimentos com o CRIRSCO (Committee For Mineral Reserves International Reporting Standards) no qual as duas entidades brasileiras se comprometem a preparar toda a documentação necessária para que o Brasil possa aderir formalmente ao código internacional de certificação de reservas.

Segundo o presidente da ABPM, Elmer Prata Salomão, inicialmente será formado um núcleo que vai liderar a criação de uma organização nacional – a qual credenciará as pessoas qualificadas a certificar reservas – e produzir um código de recursos e reservas que seja adequado ao País. Para constituir o núcleo deverão ser convidadas outras entidades como a Febrageo (Federação Brasileira de Geólogos) e a Faemi (Federação das Associações de Engenheiros de Minas).

“Uma coisa importante é que os profisisonais brasileiros que forem credenciados como pessoas qualificadas dentro desse sistema passam a ser qualificadas internacionalmente. Isto abre também um campo adicional de trabalho para os profissionais da geologia e engenharia mineral”, diz o presidente da ABPM, acrescentando que este é um primeiro passo fundamental para se poder mobilizar os capitais nacionais para dar suporte à indústria mineral brasileira.

“Embora a BM&F Bovespa seja quatro vezes maior que a bolsa canadense, tem pouquíssimas empresas de mineração listadas. Então o potencial que se tem no Brasil para dar suporte à exploração mineral é muito grande. Mas sem essa garantia da certificação de reservas, não há confiança para que o investidor possa investir em mineração. A partir desse passo, espera-se desenvolver todo o resto do processo, ao longo dos próximos anos, afim de mobilizar os capitais nacionais, principalmente na direção da exploração mineral”.

O CRIRSCO é um comitê intenacional que unifica todas as ações dos códigos nacionais de certificação de reservas e já tem como membros EUA, Canadá, Reino Unido, Austrália, Rússia, Mongólia, entre outros países. Na América Latina, Chile e Peru já aderiram e o Brasil deverá ser o próximo.

Fonte: Brasil Mineral
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Perfil Profissional

Varlei DisiutaVarlei Disiuta é graduado em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing (pós-graduação). Atua na região Sul do Brasil e representa diferentes empresas mundiais, principalmente nos segmentos metalomecânico e plástico.

CRA-RS nº 6.178

Contato

Escritório

R. Carvalho Monteiro, 210 / 202
Bairro Petrópolis
90470-100 - Porto Alegre / RS

Fone Comercial: +55 51 3330-5588
Cel: +55 51 9982-9488 (whatsapp)



varlei@varleidisiuta.com
Skype: varlei1

Enviar Mensagem

Assinatura de correio eletrônico

Nome


E-mail *


Mensagem *


Direitos © Varlei Comércio e Representações | Dev.: Emerson F. Tormann

Tecnologia: Blogger