Pelo quarto ano consecutivo, a ArcelorMittal Mineração Brasil é agraciada com o Prêmio de Excelência da Indústria Minero-Metalúrgica Brasileira, promovido pela Revista Minérios & Minerales, destacando-se entre as principais empresas do setor. A iniciativa tem como objetivo principal reconhecer práticas que tornem os segmentos de mineração e metalurgia mais modernos e competitivos, divulgando as melhores tecnologias, processos e conceitos aplicados em mineradoras de todo o Brasil.
O projeto intitulado Sistema de co-disposição dos rejeitos gerados na Mina de Serra Azul foi o vencedor na categoria Processos e Meio Ambiente. Ele é resultado da busca constante por alternativas que tornem a rotina de trabalho e os processos mais seguros. Há três anos, a disposição de rejeitos na Barragem da Mina de Serra Azul foi suspensa e todo o material resultante da produção, sem valor econômico, passou a ser depositado sob a forma de pilha.
Nesse processo, os riscos são minimizados, em função de um sistema de drenagem interno que retira a água antes mesmo do empilhamento. Isso significa que, em caso de rompimento de uma pilha, o escoamento de rejeito se daria por uma distância mínima, sendo contido pelo próprio dique de contenção de sedimentos.
Relembre os projetos já premiados, em anos anteriores:
2013 – A importância da revegetação na estabilidade de taludes na mineração: estudo de caso e alternativas para a Mina do Andrade
2014 – Programa Anjo da Guarda
2015 – Prêmio ArcelorMittal de Meio Ambiente
Fonte: ArcerlorMittal