Ligas de ZAMAC são utilizadas como materiais para fundição sob pressão (die casting) a mais de 80 anos. A expressão ZAMAK representa as propriedades metalúrgicas da liga composta pro Zinco (Z), Alumínio (A), Magnésio (MA) e Cobre (K na língua alemã), no Brasil denominamos “ZAMAC”.
Estas ligas são caracterizadas por suas propriedades mecânicas, aliadas a baixos custos de fabricação.
As principais ligas de ZAMAC podem ser classificadas conforme abaixo:
ZAMAC 2: é a única liga que é utilizada para fundição por gravidade, especialmente para a conformação de metais ou ferramentas de injeção de plásticos.
Esta liga oferece a mais alta resistência e dureza da família de ZAMAC. Entretanto, devido ao seu alto teor de Cobre (3%) suas propriedades tendem a ser alteradas através da ação do tempo. Estas alterações incluem pequenas deformações dimensionais, menor alongamento e redução na resistência ao impacto (a níveis similares a ligas de Alumínio).
Embora o ZAMAC 2 exiba excelente maleabilidade para a fundição tem sido mais utilizado quando da necessidade de peças de desgaste, pois suas características de fluência, resistência mecânica e dureza não são afetadas com o tempo.
ZAMAC 3: é normalmente a primeira escolha quando o Zinco é considerado para o processo de fundição sob pressão. Seu excelente balanço entre as desejadas propriedades mecânicas com excelente maleabilidade para a fundição aliadas a longa estabilidade dimensional são suas principais características que fazem desta liga a mais popular entre os usuários. Adicionalmente, ZAMAC 3 oferece excelentes características de acabamento tais como eletrodeposição, pintura e tratamentos de cromatização.
ZAMAC 5: um pouco mais resistente e duro do que o ZAMAC 3. Entretanto estas vantagens são prejudicadas pela menor ductibilidade, afetando a deformabilidade do material quando de processos secundários de dobramento, etc. Esta liga contém uma adição de 1% de Cobre, responsável por estas propriedades. Apresenta excelente maleabilidade para a fundição, assim como, melhor resistência à fluência quando comparada à ZAMAC 3.
Suas propriedades relativas ao acabamento de peças são comparáveis à ZAMAC 3.
ZAMAC 5 é indicada quando da necessidade de ligas com maiores resistências mecânicas. Suas propriedades relativas ao acabamento de peças são comparáveis à ZAMAC 3.
ZAMAC 7: é uma modificação da ZAMAC 3, na qual uma pequena quantidade de Magnésio é adicionada a fim de aumentar a fluidez do material. Por outro lado, para se evitar problemas de corrosão intergranular, uma pequena adição de Níquel é realizada.
Apresenta uma melhor ductibilidade do que a ZAMAC 3, sendo as outras propriedades similares.
Esta liga é popular para aqueles casos especiais onde componentes com finas espessuras devem ser fundidos, apresentando também uma boa qualidade superficial.