Mineração enfrenta fim do super ciclo das commodities

cobre commodities

No início do século vínhamos de momento de grande insegurança no Brasil porque, assim como no governo atual, depois de quatro anos de Plano Real, estávamos com política monetária frouxa. No primeiro mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, o superávit fiscal era limitado. Houve um processo necessário, em um primeiro momento, de fazer um ajuste fiscal seguido pela eleição de um governo popular que trouxe grande insegurança aos mercados, e o florescimento da China, que teve impacto decisivo sobre as operações das grandes mineradoras mundiais, inclusive a Vale.

Houve, no setor, necessidade de desenvolver projetos muito robustos e, ao mesmo tempo, construir rapidamente infraestrutura, uma vez que os governos de modo geral não foram capazes de fazê-lo. Também tivemos o surgimento da África como uma nova fronteira de exploração mineral.

A criação, a automação, a tecnologia e a inovação se fizeram presentes no setor de forma forte, assim como a preocupação com a sustentabilidade. Tivemos neste novo século uma mudança tecnológica muito grande.

As crises foram intensas. Tivemos a crise no Brasil de 2002-2003, com desvalorização cambial violentíssima em curto espaço de tempo, uma incapacidade da sociedade em entender a mudança que estava havendo. Depois tivemos renovação do mandato do presidente Lula e entramos em um ciclo muito favorável da China. Foi o terceiro super ciclo no setor de mineração que observamos depois do ciclo americano no século passado e da reconstrução do Japão e da Europa, no pós-guerra. Nós que observávamos uma queda constante desde a década de 1970 nos preços das principais commodities, de repente vimos um aumento substancial.

O consumo de minério de ferro foi tão intenso que vimos a exaustão das reservas em rapidez muito grande. Como resultado, a capacidade das mineradoras de prover novas descobertas, fazer expansões e utilizar novas tecnologias tornou-se o grande desafio dos últimos anos.

Em termos de perspectivas, acreditamos que o super ciclo das commodities acabou e que vamos ter que nos defrontar cada vez mais com novos desafios que passam por conviver com uma sociedade que demanda menos matéria-prima, mas é capaz de fornecê-la de forma mais eficiente.

Temos desafios de ambiente, de comunidade, de relacionamento institucional assim como de conviver com uma exploração que respeita cada vez mais o envolvimento do homem e do clima.

Fonte: Portos e Navios
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Perfil Profissional

Varlei DisiutaVarlei Disiuta é graduado em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing (pós-graduação). Atua na região Sul do Brasil e representa diferentes empresas mundiais, principalmente nos segmentos metalomecânico e plástico.

CRA-RS nº 6.178

Contato

Escritório

R. Carvalho Monteiro, 210 / 202
Bairro Petrópolis
90470-100 - Porto Alegre / RS

Fone Comercial: +55 51 3330-5588
Cel: +55 51 9982-9488 (whatsapp)



varlei@varleidisiuta.com
Skype: varlei1

Enviar Mensagem

Assinatura de correio eletrônico

Nome


E-mail *


Mensagem *


Direitos © Varlei Comércio e Representações | Dev.: Emerson F. Tormann

Tecnologia: Blogger