Como investir em commodities

Ao investir em commodities você pode diversificar suas possibilidades e sustentar os investimentos durante a crise.



Se você acompanha o mercado de ação e seu sobe e desce, você já deve ter notado com facilidade a influência das commodities na performance dos pregões por todo o mundo. Ao investir em commodities você pode diversificar suas possibilidades e sustentar os investimentos durante a crise.

Mas o que significa commodities?

Basicamente, o termo significa mercadorias na tradução do inglês para o português, mas no âmbito financeiro, trata-se de transações de matéria-prima, mineral ou agrícola, de grande relevância para a economia internacional.

Existem várias commodities em que você pode investir, como petróleo, cobre, minério de ferro, soja, café, entre outras. Os preços de cada matéria-prima é cotado em dólar, por exemplo. Além disso, a negociação dos contratos de compra e venda é feita em bolsas internacionais. Portanto, as commodities são importantes para a produção industrial e para o consumo de qualquer economia.

Os contratos são negociados na Bolsa de Valores Mercadorias e Futuros no Brasil, também conhecida como BM&F Bovespa. Em função da forte influência da oscilação de preços das commodities nas economias, criou-se um jeito de proteger os produtores e compradores, que não são afetados por tais variações. É o caso dos contratos futuros de compra e venda, que se baseiam em expectativas de preços futuros, podendo acontecer a liquidação física do produto, em determinadas situações.
Dicas para investir em commodities
- Investimento em ouro

O ouro sofre influência da oferta e procura, bem como da estabilidade política e econômica, além da taxa de câmbio. O cenário econômico global também é um fator importante, tendo em vista que boa parte do ouro é usada no setor de joalheria. Se as taxas ficam elevadas, a tendência é que as pessoas invistam mais em ativos como ações, já que os índices com ouro não geram tanto retorno, causando pressão sobre o preço de tal matéria-prima.
- Investimento em cobre

O valor do cobre é influenciado pela oferta e procura, pois o preço aumenta na medida em que a procura também sobe. Em contrapartida, o preço cai quando a oferta é maior. Além disso, o cobre é afetado pelo dólar americano, então, se essa moeda está baixa, outras moedas ganham espaço, como a chinesa, o que fortalece a China, por exemplo.
- Investimento em prata

A prata tem influência da oferta e procura também, além de grandes traders e aqueles que realizam grandes compras e vendas. No caso de negociações de opções binárias, os traders precisam ficar informados em relação às notícias financeiras e aos comentários nos mercados bolsistas, para entender se a estratégia em questão é usada.

Voltando aos contratos futuros, é bom você saber que eles funcionam assim: os investidores determinam um preço atual em um contrato, mas a liquidação financeira acontece em uma data futura pré-programada no contrato. Ainda há a possibilidade de liquidação antecipada, com o objetivo de assegurar o preço no dia do fechamento do contrato em vez de fazer isso no dia do vencimento. Isto é, mesmo que a cotação suba ou desça, o comprador pagará o valor definido na data da assinatura do contrato. Assim, não só os produtores, mas também a indústria pode diminuir os riscos gerados pela oscilação do preço, permitindo o planejamento de atividades com maior eficácia.

Por fim, vale ressaltar que os investidores de contratos futuros costumam ser produtores agrícolas, indústrias de extração mineral ou empresas consumidoras de produtos, como exportadores e importadores.

Além disso, existem inúmeros investidores que não entram nesse ciclo produtivo, participando somente para a obtenção de ganhos financeiros com a compra e venda dos contratos.

Fonte: Indústria Hoje
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Perfil Profissional

Varlei DisiutaVarlei Disiuta é graduado em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing (pós-graduação). Atua na região Sul do Brasil e representa diferentes empresas mundiais, principalmente nos segmentos metalomecânico e plástico.

CRA-RS nº 6.178

Contato

Escritório

R. Carvalho Monteiro, 210 / 202
Bairro Petrópolis
90470-100 - Porto Alegre / RS

Fone Comercial: +55 51 3330-5588
Cel: +55 51 9982-9488 (whatsapp)



varlei@varleidisiuta.com
Skype: varlei1

Enviar Mensagem

Assinatura de correio eletrônico

Nome


E-mail *


Mensagem *


Direitos © Varlei Comércio e Representações | Dev.: Emerson F. Tormann

Tecnologia: Blogger