Sem perspectivas profissionais da mineração abandonam o Brasil




A crise que afeta a mineração e a pesquisa mineral está fazendo com que profissionais do setor abandonem o Brasil. Uma matéria que o Portal do Geólogo publicou em junho teve uma repercussão inesperada. Em poucos dias recebemos centenas de contatos de profissionais das áreas de geologia e das Ciências da Terra interessados nas oportunidades de emprego no Canadá.

A desesperança é geral. Os principais motivos que levaram essas centenas de profissionais, altamente qualificados, a cogitar uma mudança tão dramática, gravitam em torno de: falta de oportunidades no Brasil, violência urbana, corrupção e ausência de perspectivas no curto médio prazo.

A maioria está decepcionada com este Governo que abandonou a mineração e a pesquisa mineral há muito tempo. O que nós do Portal do Geólogo experimentamos foi uma pequena amostra do que está ocorrendo, silenciosamente, no Brasil.

Segundo dados obtidos pela Globo junto à Receita Federal, o número de pessoas que está emigrando aumentou em 67% nos últimos quatro anos. Uma delegação canadense, que visitou o Brasil em março, com oferta de empregos em Quebec, para brasileiros fluentes em Francês, foi surpreendida com o número de profissionais interessados. Em uma semana o site do órgão de imigração foi inundado por 140.000 brasileiros em busca dos empregos oferecidos pelos canadenses.

A maioria dos profissionais que buscam na emigração a solução para os seus problemas faz parte de uma elite cultural que busca a Receita Federal para regularizar a sua situação antes de abandonar o Brasil.

Mas o número real é muito maior. Somente em 2014 o número oficial de declarações de saída do Brasil totalizou 13.288. Espera-se um aumento exponencial para 2015 e 2016 quando a crise político-econômica que atinge o Brasil deve atingir o seu pico.

Enquanto o Brasil perde profissionais altamente qualificados por uma porta, em outra ele recebe, a cada dia que passa, um grande número de imigrantes com pouca ou nenhuma qualificação. É o empobrecimento cultural de um país cuja riqueza mineral é condenada, por um governo inepto, a permanecer escondida no subsolo. Um prejuízo que será sentido por gerações…

Fonte: www.geologo.com.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Perfil Profissional

Varlei DisiutaVarlei Disiuta é graduado em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing (pós-graduação). Atua na região Sul do Brasil e representa diferentes empresas mundiais, principalmente nos segmentos metalomecânico e plástico.

CRA-RS nº 6.178

Contato

Escritório

R. Carvalho Monteiro, 210 / 202
Bairro Petrópolis
90470-100 - Porto Alegre / RS

Fone Comercial: +55 51 3330-5588
Cel: +55 51 9982-9488 (whatsapp)



varlei@varleidisiuta.com
Skype: varlei1

Enviar Mensagem

Assinatura de correio eletrônico

Nome


E-mail *


Mensagem *


Direitos © Varlei Comércio e Representações | Dev.: Emerson F. Tormann

Tecnologia: Blogger