Setor de mineração em debate

B-G
2014. Presidente do Lide Infraestrutura, Roberto Giannetti, e o ex-ministro de Minas e Energia Edison Lobão


O novo Código da Mineração, os desafios do setor, o cenário econômico atual, as tendências do mercado estrangeiro, entre outros temas, serão alvo do 2º Fórum Brasileiro de Mineração, que acontecerá amanhã, a partir das 14h, no auditório da Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), localizado na avenida do Contorno, 4.456, em Belo Horizonte.

Promovido pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o evento é um dos mais importantes do país e vai contar com a presença de cerca de 400 grandes nomes relacionados ao segmento. O prefeito de Belo Horizonte, Marcio Lacerda, o governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel, o ministro de Minas e Energia, Eduardo Braga, o ministro-chefe da Secretaria de Portos, Helder Barbalho, o presidente da Fiemg, Olavo Carvalho, o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Marco Antônio Castello Branco, o presidente do Lide Infraestrutura, Roberto Giannetti, o presidente do Lide Minas Gerais, Paulo Cesar de Oliveira, e o presidente do Comitê Executivo do Lide, João Doria, estarão entre os presentes.

O encontro tem como objetivo debater assuntos que são de extrema relevância para o segmento e que contribuem para o desenvolvimento sustentável, além de focar as oportunidades e também os desafios e problemas das cadeias de metais ferrosos e não ferrosos, metais preciosos e minérios para fertilizantes. O Fórum gera, ainda, integração no que diz respeito às relações socioeconômicas das organizações, do poder público e de entidades privadas.

Destaques. O deputado federal Leonardo Quintão (PMDB-MG) será o responsável por comandar o tema “O Novo Código da Mineração”, cujo projeto de lei, desde o ano de 2013, está sendo avaliado no Congresso Nacional. Wilson Brumer, presidente da Vicenza Mineração, é quem participará do debate.

Já o presidente da Vale, Murilo Ferreira, apresentará o tema “A mineração e os desafios da infraestrutura brasileira” e contará com a presença dos seguintes debatedores: o diretor de Negócios de Mineração e Fertilização do Grupo Promon, Álvaro Bragança, o presidente da MRS Logística, Guilherme Melo, e o presidente da Anglo American, Paulo Castellari.

Números. A indústria de mineração, atualmente, reúne 8.000 companhias, que são responsáveis pelo emprego direto de 214 mil pessoas. Já no que diz respeito aos empregos indiretos, esse número chega a 2,7 milhões. Só para se ter uma ideia acerca do potencial desse segmento, segundo os dados do Instituto Brasileiro de Mineração, a produção de minério foi capaz de gerar US$ 40 bilhões em 2014.

Fique por dentro da programação e dos temas do evento

Painel 1, às 15h30: “O Novo Código da Mineração”
Palestrante: Leonardo Quintão, deputado federal

Painel 2, às 16h30: “A mineração e os desafios da infraestrutura brasileira”
Palestrante: Murilo Ferreira, presidente da Vale.

Painel 3, às 17h30: “Tendências do mercado internacional de produtos minerais nos anos de 2015-2016”
Palestrante: Juan Luis Kruger, presidente da Minsur

Carta de Minas e o legado do Fórum de Mineração, às 18h45. Com Fernando Pimentel, governador de Minas, Roberto Giannetti, do Lide Infraestrutura, e João Doria, presidente do Comitê Executivo do Lide.

Fonte: OTEMPO
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Perfil Profissional

Varlei DisiutaVarlei Disiuta é graduado em Administração de Empresas, com Especialização em Marketing (pós-graduação). Atua na região Sul do Brasil e representa diferentes empresas mundiais, principalmente nos segmentos metalomecânico e plástico.

CRA-RS nº 6.178

Contato

Escritório

R. Carvalho Monteiro, 210 / 202
Bairro Petrópolis
90470-100 - Porto Alegre / RS

Fone Comercial: +55 51 3330-5588
Cel: +55 51 9982-9488 (whatsapp)



varlei@varleidisiuta.com
Skype: varlei1

Enviar Mensagem

Assinatura de correio eletrônico

Nome


E-mail *


Mensagem *


Direitos © Varlei Comércio e Representações | Dev.: Emerson F. Tormann

Tecnologia: Blogger